Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

A nova realidade: Educação a distância


A Educação a distância vem gerando grandes oportunidades de acesso a uma educação de qualidade a todos. Muitas pessoas realizaram seus sonhos de possuir um nível superior com a EaD. Este sonho está sendo realizado cada vez  mais facilmente devido a flexibilidade de horários que a EaD oferece, a excelência dos profissionais envolvidos (isso é muito mágico, pois nivela o ensino, dando oportunidade de aprender tanto a uma pessoa de uma pequena cidade de interior quanto uma pessoa de grandes centros, deixando todos prontos para concorrerem igualitariamente), e a facilidade de você estudar onde quer que esteja.
Com a educação a distância aumentou-se o consumo de novas tecnologias. Isso devido à necessidade de computadores mais potentes e outros mecanismos, como internet banda larga, para o ensino-aprendizagem nessa modalidade.
Um outro ponto bastante positivo é que os estudantes de EaD são, geralmente, pessoas mais determinadas, mais disciplinadas e muito mais comprometidas com o estudo. São pessoas que já estão no mercado de trabalho, são pessoas mais experientes e maduras.
Infelizmente, ainda há um certo preconceito com a EaD, mas com os resultados do ENADE, onde a EaD possui médias iguais as universidades de ensino presencial isso vai mudar. Além disso, as pessoas estão conhecendo melhor a EaD, estão vendo que é uma modalidade séria, que existem excelentes profissionais envolvidos no processo, estão vendo que o MEC fiscaliza mesmo as universidades e que só ficam no mercado as que são excelentes e que atendem todos os requisitos de uma boa educação. Apesar do potencial e das evidências de sua qualidade, ainda sofre pela falta de credibilidade, porque ainda é algo novo, que confronta ideias cristalizadas. É natural que novos conceitos e paradigmas assustem e a negação é uma reação esperada, o que não significa que ela não se consolidará como a forma principal dos processos formativos. Teremos de conviver com reações adversas e com representações negativas sobre a EaD por um tempo, uma vez que a desconstrução de conceitos é um processo lento.
Para minha pessoa, a educação a distância, é uma educação democrática do presente, é uma realidade concreta e que a cada dia fica mais sólida. Só temos que ter cuidados com nossas escolhas, devemos procurar instituições de ensino sérias para não nos surpreendermos negativamente  ao terminar nossos cursos.

Um comentário:

  1. Acredito na Educação a Distânica pois possibilia a inserção do individuo no mercado de trabalho, apostando em suas qualidades adquiridas pela instituição de ensino.

    ResponderExcluir